Origens


BIEAU:
Em novembro de 2009, durante A CITRA em Malta foram estabelecidos os primeiros contatos entre os professores Anna Szlejcher, da Escuela de Archiveros de Córdoba (Argentina) e André Porto Ancona Lopez, do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Na pauta estava a discussão sobre a utilização de ferramentas de ensino on-line para a formação de arquivistas, Ver aqui post sobre esse tema.

Em junho de 2010, durante a I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia as discussões avançaram e no intervalo da programação do evento foi realizada uma reunião aberta entre a equipe de alunos responsáveis pela gestão do blog de Diplomática e Tipologia da UnB (acessar o blog aqui), com os dois professores. A divulgação, como um pic-nic, uma vez que o bate-papo ocorreu no horário do almoço atraiu outros interessados, transformando uma pequena reunião em um mini-workshop. Na ocasião um e-mail da profa. Anna a um dos grupos de alunos da UnB foi automaticamente publicada (pelo recurso de post-programado) durante o evento. Ver post aqui.

A participação dos alunos foi bastante efetiva e, como resultado daquela reunião, ficou estabelecido um compromisso de elaboração e manutenção conjunta de um blog destinado a amparar as ações e comunicações da RIBEAU.

Equipe de alunos, professores e colaboradores que se dispôs a criar e gerir um blog de apoio à RIBEAU

RIBEAU:
Un grupo de docentes de enseñanza archivística de las Universidades Iberoamericanas, participantes en el XIV Congreso Internacional de Archivos realizado en Sevilla 2000, coincidieron en que es necesario buscar soluciones comunes a los problemas para lograr aunar nuestros esfuerzos en pro de una mejor formación de los recursos humanos - acordes con las nuevas tendencias en la actual sociedad de la información -, que enfrentamos en la región en el campo de la educación archivística.
Esa inquietud fue aceptada en la Asamblea General Extraordinaria de ALA en aquello reunión, cuando se aprobó la creación de la Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria (RIBEAU) como Comité de la Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA).