Responsáveis

¿Quién es quién?

COORDINADORA DE RIBEAU 


Anna Szlejcher es Profesora Investigadora y tiene 40 años como docente en Gestión de Documentos y Archivos Administrativos e Históricos en la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Directora de Proyectos de Investigación referidos a los documentos de archivo electrónicos.

Egresó con el título de Archivera, Profesora en Historia y de Licenciada en Archivología de la Universidad Nacional de Córdoba. Actualmente es Profesora Titular de dedicación exclusiva, por concurso y Directora de la Escuela de Archivología en la misma Universidad (2008-2010) y anteriormente entre 1998-2002. 

Miembro Pleno del Consejo Directivo de ICA/SAE (Consejo Internacional de Archivos – Sección para la Enseñanza de la Archivología y la Formación de archiveros) 2004-2008 y 2008-2012.

Coordinadora de RIBEAU (Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística) Comité Permanente de ALA (Asociación Latinoamericana de Archivos) Rama Regional de ICA. 2001-

Fue Profesora en el Centro Interamericano de Desarrollo de Archivos (CIDA), que funcionó en la Universidad Nacional de Córdoba con los auspicios de la OEA, desde 1974 hasta 1988.

Miembro del Comité Editorial de “Archival Science” Ed. Springer. 2008-

Integrante por la Universidad Nacional de Córdoba del Subcomité de Archivos del IRAM (Buenos Aires) para elaborar un Esquema A IRAM-ISO 15489-2. Información y documentación. Gestión de documentos.

En condiciones de rendir la Tesis sobre el tema: “Protección del Patrimonio Documental: la incidencia de la legislación sobre documentos electrónicos” de la Maestría Patrimonio Cultural Material. Administración, Conservación y Legislación. UNC. 
BLOGMASTER 



André Porto Ancona Lopez é professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, onde leciona disciplinas para o curso de graduação em Arquivologia e para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do qual é o atual coordenador.

Formou-se na USP, onde, após ter se graduado em História, especializou-se na Organização de Arquivos. Seu mestrado em História Social foi publicado sob o título “Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras” (Ed. Loyola, 1999). Doutorou-se em 2001 com o trabalho "As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos". Publicou o livro “Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa” (AESP, 2002).

Sua experiência arquivística inclui passagens por várias instituições, entre as quais o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa, o Arquivo de Negativos da Prefeitura de São Paulo e o Arquivo do Município de Amparo, do qual foi diretor. Entre 2001-09 foi professor do curso de especialização em Arquivos da-USP. Por mais de dez anos foi de História na Universidade Estadual de Maringá.

Atualmente desenvolve junto ao CNPq, como projeto de produtividade, pesquisa relacionada à discussão da organicidade arquivista de documentos fotográficos e participa do grupo de trabalho do Conselho Internacional de Arquivos sobre arquivos fotográficos e audiovisuais (ICA-PAAG). É também responsável pelos seguintes blogs: Diplomática e Tipologia Documental, direcionado para os alunos de graduação; Metodologia em Ciência da Informação, focado em pesquisas de pós-graduação; DigifotoWeb, relacionado à pesquisa sobre documentos fotográficos

Seu currículo Lattes está disponível aqui.
Seu perfil Google está disponível aqui.