16 de jul. de 2010

Aberto edital de seleção para o PPGCINF - UnB


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília estabelece, e torna públicas, as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, na área de concentração “Gestão da Informação” para o primeiro período  letivo de 2011.

As inscrições estarão abertas somente de 26 a 30 julho de 2010. 


INFORMAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA DO PPGCINF


O PPGCINF é um programa maduro, em funcionamento contínuo desde 1978 para o mestrado e 1992 para o doutorado, no qual atuam 21 pesquisadores doutores, sendo a maioria em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Ao longo de seus 22 anos de existência o PPGCINF vem diplomando mestres e doutores para desempenhar papel de liderança na sociedade bem como nas organizações em que atuam. Dada a atuação proeminente do PPGCINF na capital federal destaca-se sua tradição no estudo dos problemas de gestão da informação em organizações públicas de todos os poderes (executivo, legislativo, judiciário) e esferas (federal, estadual, municipal). Os egressos do curso estão preparados para atuar em pesquisa científica e aplicada, na prática da gestão da informação, ou na maturação do pensamento da área de informação. 


O PPGCINF atua na pesquisa acadêmica na Ciência da Informação, focada na alta qualidade, atualidade científica e relevância sócio-cultural, na qual a tecnologia desempenha papel de suporte aos processos de comunicação, gênese, organização e recuperação da informação. No PPGCINF são abordadas de forma equilibrada as questões filosófico-epistemológicas relacionadas com a informação, bem como as de ordem científica e de ordem prática. A base conceitual do PPGCINF é constituída pelos processos do ciclo vital da informação, sintetizados na Figura 1.


Figura 1 – Ciclo Vital da Informação, adaptado de Floridi (2002).

Em torno desta base conceitual articulam-se duas linhas de pesquisa: (i) Organização da Informação e (ii) Comunicação e Mediação da Informação. As linhas possuem sobreposição de interesses vários aspectos (ver Figura 2), porém mantém identidade em torno das ementas indicadas:

Figura 2 – Organização da PPGCINF em duas linhas.

Linha Organização da Informação: Estudos históricos e Epistemológicos da informação, Teoria do Conhecimento, Bibliometria, Infometria, Ontologias, Terminologia, Linguagens: Naturais, Controladas, Simbólicas, Documentárias, Recuperação da Informação. Organização da Informação, Documentação, Análise Documentária. Indexação. Arquivologia. Segurança da Informação. Sistemas de Informação. Arquitetura da Informação. Desenho da Informação. Patrimônios Documentais. Modelos Mentais. Capital Intelectual. Inteligência Competitiva. Inteligência Organizacional.
Linha Comunicação e Mediação da Informação: Biblioteca e Sociedade. Biblioteca Pública. Cidadania. Profissional da Informação. Formação Profissional. Mercado de Trabalho. Comunicação Científica. Comunidade científica. Periódicos Científicos. Periódicos Eletrônicos. Popularização da Ciência. Patrimônio. Cultura. Gestão de Marketing. Marketing Estratégico. Marketing On-line. Bibliotecas digitais. Publicações eletrônicas. Repositórios institucionais. Tecnologias de informação e comunicação.
Tabela 1 – Ementa das linha do PPGCINF.

As linhas do PPGCINF são organizadas em grupos de pesquisa, registrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, fazendo com que cada grupo de pesquisa seja vinculado a uma linha. A tabela adiante indica os grupos de cada linha, apresentando com os links, onde informações mais específicas podem ser buscadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário